Doutores da Alegria: o engraçado que é sério!


Em 1986, Michael Christensen, um palhaço americano, diretor do Big Apple Circus de Nova Iorque, apresentava-se numa comemoração num hospital daquela cidade, quando pediu para visitar as crianças internadas que não puderam participar do evento. Improvisando, substituiu as imagens da internação por outras alegres e engraçadas. Essa foi a semente da Clown Care Unit™, grupo de artistas especialmente treinados para levar alegria a crianças internadas em hospitais de Nova Iorque.

Em 1988 Wellington Nogueira passou a integrar a trupe americana. Voltando ao Brasil, em 1991, resolveu tentar aqui um projeto parecido, enquanto ex-colegas faziam o mesmo na França (Le Rire Medecin) e Alemanha (Die Klown Doktoren). Os preparativos deram um trabalho danado, mas valeu: em setembro daquele ano, numa luminosa iniciativa do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em São Paulo (hoje Hospital da Criança), teve início o Doutores do Riso, com a missão de levar alegria a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde, através da arte do palhaço, nutrindo esta forma de expressão como meio de enriquecimento da experiência humana.

Certificação Riso 9000
Toda empresa de sucesso e visão conhece a importância de garantir a qualidade de seus processos, produtos e serviços. Também já percebeu que é preciso cuidar bastante de quem faz tudo isso acontecer – é fundamental que o funcionário funcione sempre bem!

Pensando nisso, e atendendo a pedidos, os Doutores da Alegria criaram uma certificação inovadora: a Riso 9000, que atesta níveis saudáveis de alegria no local de trabalho. A alegria nas relações – com o trabalho, os colegas e até com as adversidades que vez ou outra insistem em acontecer – mantém a criatividade e a energia em alta, e de lambuja transforma o ambiente com a quebra positiva da rotina.

Para certificar a saúde do clima organizacional, é imprescindível um exame das veias cômicas dos funcionários por nossos doutores-palhaços – médicos do coração, formados em besteirologia e pós-graduados na arte de observar. Em algumas horas, uma dupla de Doutores percorre o escritório, fazendo uma varredura besteirológica por baias, salas de reunião, cafés e corredores, oxigenando o ambiente e lembrando sempre que bobagem pouca é desgraça!

Consulte sempre um besteirologista. Invista em RH, Recursos Humorísticos, com uma atividade simples e inusitada, como um reluzente nariz vermelho.


Fonte: doutoresdaalegria.org

2 comentários:

  1. Awwwwwwwwn, eu acho isso tão lindo! Esses palhaços levando alegria à crianças no hospital, nem parece que é um hospital quando eles estão lá. É um trabalho muito especial e merece muito respeito! Ótimo post! Beijos

    http://biacentrismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Cris,
    Acho lindo o trabalho dos doutores!
    O legal é que dá para se inscrever para tentar ser voluntário. Imagina que honra, não?
    Trazer alegria a quem a vida deu tanta tristeza... É nobre!

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...