Foi sem querer, querendo!


Quem nunca se pegou em frente à televisão, passando por todos os canais e por fim assistindo pela milésima vez o episódio de Chaves de férias em Acapulco? Eu confesso que já fiz isso muitas vezes e mesmo sabendo cada palavra que seria dita a seguir, ainda assim achei graça! E ainda acho!

Impressionante como Chaves, ou El Chavo, mesmo passados quarenta anos do inicio do programa, ainda faz tanto sucesso. Quem não se lembra do episódio da “Festa da boa vizinhança”? Onde o Chaves declama a poesia “Volta o cão arrependido/Com as suas orelhas tão fartas/Com seu osso ruído/E com o rabo entre as patas” e no final diz “Esse verso é repetido 44 vezes”.

O programa no auge da sua popularidade, exibido em 120 países, teve audiência mundial estimada em 350 milhões de telespectadores. Além disso, no México, foi o programa mais assistido na história do país, fato que fez com que o programa entrasse para o Guiness Book em 2003.
O nome original de Chaves em espanhol é "El Chavo". A palavra "chavo" é uma gíria que, no México, significa "menino", "garoto" ou "moleque". Também pode ser usada no feminino, como "chava", para se referir a uma menina. Mas como no Brasil esse termo não existia, e o nome "Chavo" soaria estranho na dublagem em português, o personagem ganhou o nome de "Chaves" na dublagem brasileira, por ser um sobrenome bastante comum. Na série original os moradores da vila sempre chamam o Chaves de "el Chavo" e nunca dizem o verdadeiro nome. Por isso, em várias cenas, quando alguém pergunta qual é o nome do Chaves, a resposta dele sempre é interrompida por outra pessoa que aparece falando ao mesmo tempo. Na dublagem em português, essas cenas perdem um pouco do sentido, devido à existência do nome do Chaves. Na canção "Que Bonita Vecindad" (mais tarde traduzida como "Que Bonita Sua Roupa") tem um verso em que o Chaves faz suspense quando vai dizer o seu nome, mas acaba não dizendo: "Mi nombre es… el Chavo / Toda mi ropa es un autentico remiendo". O verso foi adaptado como "Eu sou o famoso Chaves / Todos dizem que minha roupa é remendada".

A partir 4 de agosto de 2003, o seriado deixou de ser exibido diariamente chocando e surpreendendo o Brasil inteiro. Notícias foram divulgadas em todas as revistas sobre a saída do seriado após 19 anos ininterruptos de exibição. Chaves voltou à programação no dia 1º de setembro de 2003 após muitos apelos do Brasil inteiro, e com uma novidade: a volta dos episódios perdidos. Atualmente o programa vai ao ar de Segunda a Sexta feira às 13h15min e as 17h30min no SBT.

E você, qual seu episódio preferido? :D

Fonte Wikipedia

Um comentário:

  1. Amo Chavez *-* Belo post!
    Gostei do seu blog, visita lá o meu e me segue tb!
    Bjs

    Leitura entre Amigas
    leituraentreamigas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...